PÁGINAS


OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL

OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL PARA AS EMPRESAS E
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PARA O BEM ESTAR DO TRABALHADOR






Por: Eufrate Almeida
Professor de Educação Física (CREF. 92202-G/SP) e
Jornalista (MBT. 72842-SP) 

Labor significa trabalho. Logo, ginástica laboral quer dizer: Ginástica de trabalho ou ginástica do trabalhador.

A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, por meio de exercícios específicos realizados no próprio local de trabalho. A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração.
A preocupação com o bem-estar físico e mental não deve se restringir somente em academias, mas também ser explorada em outros ambientes, como o laboral, onde o trabalhador passa a maior parte do dia. 
A aplicação destes programas nas empresas se deve ao processo acelerado de industrialização que, nas últimas décadas, valorizou o instrumental, o maquinário e os métodos de produção, fazendo com que homens e mulheres, trabalhassem num ritmo acima de sua capacidade, acarretando uma série de doenças ocupacionais, como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
A qualidade de vida no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao nível de produção, pois trabalhadores com alterações físicas, com sensação de peso nos ombros, fadiga, dor, redução na capacidade funcional, perda de controle dos movimentos, devido ao uso excessivo ou inadequadas estruturas osteomusculares, não executam suas funções como poderiam e, muitas vezes, precisam ser afastados, causando prejuízo à saúde do trabalhador e à empresa.
A Ginástica Laboral tem o propósito de oferecer melhores condições de trabalho, além de diminuir o nível de sedentarismo, tornando os funcionários mais saudáveis, dispostos e animados, prevenindo acidentes, exercitando o corpo e tornando a relação com os colegas de trabalho mais produtiva e sadia.
Os exercícios físicos durante a jornada de trabalho têm a finalidade de desenvolver e aprimorar as qualidades físicas dos colaboradores, além de desenvolver a consciência corporal.


Tipos de Ginástica Laboral


Preparatória -
Ginástica para atividades que exigem esforço físico intenso, com duração de 10 a 15 minutos, realizada antes da jornada de trabalho. Esta atividade tem como objetivo, preparar o corpo do trabalhador, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.
Compensatória -
Ginástica para atividades que exigem esforço físico repetitivo, com duração de 5 a 8 minutos, realizada durante a jornada de trabalho, para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas inadequadas.
Relaxamento -
Ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo as possíveis instalações e lesões. Atividade que proporciona bem-estar aos grupos musculares que foram mais exigidos no dia de trabalho, evitando que os mesmos entrem em fadiga nas próximas jornadas.

Processo de Implantação: A realização de um projeto piloto é de extrema importância para uma melhor aceitação do trabalho. Será realizado um estudo dos diversos setores da empresa, horários de início e término da jornada de trabalho, para que possa ser traçado horário e o objetivo da ginástica laboral.

Resultados obtidos com a Ginástica Laboral, para o empresário.
Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo.
Estimula o trabalho em equipe.
Melhora na produtividade.
Preveni a fadiga muscular e lesões ocupacionais.
Resultados obtidos com a Ginástica Laboral, para o funcionário.
Melhora na qualidade de vida.
Disposição para os afazeres.
Reeducação (correção) postural.
Alívio do estresse.
Aumento da integração social.
Melhora no desempenho físico.
Diminuição das tensões acumuladas.
Prevenção de lesões e doenças por traumas cumulativos.

A Ginástica Laboral vem conquistando cada vez mais adeptos. Esse sucesso foi avaliado por meio de uma pesquisa que a Produzcultura, empresa paulista, pioneira na aplicação de Ginastica Laboral, realizou com cinco empresas de sua carteira de clientes, em diversos ramos de atividade, em janeiro de 2012. Confira as conclusões:
88% sentiram mais disposição para o trabalho, após as atividades de ginástica laboral.
81% disseram melhorar integração da equipe de trabalho.
89% revelaram que as dores na lombar, na cervical, cabeça e nos ombros, diminuíram sensivelmente.
Os resultados da Ginástica Laboral beneficiam, não só o trabalhador e a empresa, mas também, o cliente, que fica satisfeito ao ser atendido por um profissional disposto e motivado.

HISTÓRIA DA GINÁSTICA LABORAL

O conhecimento dos benefícios da prática regular de ginástica e de outros tipos de exercícios e atividades físicas para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, data de tempos remotos. Porém, apenas a partir do século XX esse assunto começou a ser tratado como matéria de interesse científico (CORRÊA, 2006).
Apesar de parecer nova, a Ginástica laboral (GL) que é a prática de atividade física realizada no ambiente de trabalho surgiu em 1925. Iniciou na Polônia como uma ginástica de pausa para operários passando depois a ser realizada na Holanda, Rússia, Bulgária, Alemanha Oriental e em outros países na mesma época (MENDES e LEITE, 2008).
Em Novembro de 1928, em comemoração à posse do Imperador Hirohito, foi regulamentada no Japão a prática de Rádio Taissô (ginástica pelo rádio), adotada por empresas, serviços e escolas, como uma atividade diária para descontração e manutenção da saúde (LIMA, 2008).
Nos anos de 1960, países como França, Bélgica e Suécia também adotaram a GL e realizaram pesquisas visando avaliar benefícios nessa prática. No mesmo período, nos Estados Unidos, as empresas começaram a investir no condicionamento físico dos funcionários, incentivando a prática de exercícios dentro e fora dela por meio de implantação de academias (corporate fitness) (MENDES e LEITE, 2008).
No Brasil, a GL foi introduzida em 1969 pelos executivos nipônicos da Ishikavajima Estaleiros, uma indústria de construção naval no Rio de Janeiro. Os operários se dividiam em grupos a fim de realizarem exercícios físicos voltados para a coluna vertebral, abdômen e aparelho respiratório (MENDES e LEITE, 2008).
Em 1973, uma proposta de exercícios baseada em análise biomecânica foi estabelecida pela Escola de Educação de Feevale, quando se elaborou o projeto de educação física compensatória e Recreação (LIMA, 2008).
Em 1978, foi formada no Brasil a primeira associação de Rádio Taissô, como uma divisão da Associação dos lojistas da liberdade (SP), em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no país. Varias empresas de origem japonesas adotaram a metodologia em sua linha de produção (LIMA, 2008).
O autor afirma, ainda, que em 1990 a Ginástica Laboral ganhou importância e espaço nas discussões acadêmicas e empresariais no Brasil, sendo vista com uma ferramenta para humanizar o meio empresarial e prevenir doenças ocupacionais.