PÁGINAS


JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE - BUENOS AIRES 2018 - TONGA

ATLETAS DE TONGA SÃO SENSAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE DE BUENOS AIRES



Essa dança é bem tradicional para a gente. Em Tonga, a gente chama de haka, quando nós fazemos o haka, isso nos enche de coragem, a nossa mente fica focada, é um momento muito feliz para a gente quando a gente faz o haka antes do jogo - encerrou Carollyne Fotu.

Em Tonga, os poucos atletas que conseguem se sobressair treinam em condições, no mínimo, curiosas. Simplesmente, o país tem apenas uma quadra de futsal em todo o território nacional. No caso da natação, não existe sequer uma piscina no país. O único atleta da delegação na modalidade, Finau Ohuafi, não tem escolha e, por isso, treina em mar aberto.
- Foi um pouco difícil porque no nosso país, nossa quadra não é a mesma, é bem dura. Quando chegamos aqui, a gente teve uma quadra diferente, mas quando nos preparamos, preparamos bem - contou a capitã Meleseini Tufui, completando.

Mas, quem disse que tamanho é documento? Pois a singela delegação nos Jogos da Juventude tem feito história. A cada novo jogo de futsal das meninas de Tonga a torcida vai ao delírio. Os atletas do país costumam fazer a "dança da guerra" em quadra - o que eles chamariam de batalha. Assim, a cada início e final de partida, as jovens mandam ver o Tsip Tau, a "dança da guerra" - famosa pelos All Blacks, do rugby da Nova zelândia.