PÁGINAS


UM POEMA À ÁRVORE SAGRADA - Por: Judith Luacute

 

IMBONDEIRO, TAMBÉM CONHECIDO POR BAOBÁ,

ÁRVORE MAGESTOSA E MÍSTICA


Foto: Judith Luacute


Imbondeiro, árvore magestosa e mística nossa árvore milenar Imbondeiro árvore com tronco enorme, cujo diâmetro não pode ser abraçado por uma só pessoa, numa verdadeira lição de que juntos somos mais fortes.

Imbondeiro, árvore magestosa e mística cujas raízes penetram o solo com   profundidade suficiente para  buscar água que te alimenta  por  todos  o tempo  da tua  longa existência.

 Imbondeiro, arvore magestosa e mística, os   teus ramos se tornam frondosos em tempos de chuva ou quando estás à beira rio nascido Imbondeiro a tua copa cheia de folhas verdes se assemelham ao volumoso cabelo natural das mulheres africanas harmoniosamente penteado com um pente de pau, pente tradicionalmente africano.

Imbondeiro, árvore   magestosa e mística, quando as chuvas escasseiam as tuas folhas caem, mas tu não perdes a tm beleza, os teus ramos ora parecem raízes que se querem fixar no vento, ora    o cabelo despenteado de uma mulher africana   a espera   de lindas tranças.

Imbondeiro, árvore magestosa e mística a tua beleza é cheia de encantos e mistérios como a nossa mãe África.

Imbondeiro, árvore magestosa e mística, abençoa os teus filhos do continente africano e os descendentes dos teus filhos arrancados do teu solo e levados para longe de ti foram escravizados em terras por ti desconhecidas.

Imbondeiro magestoso e místico faça com que os descendentes dos teus filhos na diáspora um dia pisem o solo sagrado da nossa mãe Angola.

Judith Luacute. 

Dondo,6/6/24