PÁGINAS


DOCUMENTÁRIO SOBRE JONGO É EXIBIDO PARA JOVENS, CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.

O DOCUMENTÁRIO “TAMBORES DE ARROZAL” É EXIBIDO PARA JOVENS, CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.


Na última sexta feira 07/12, o filme foi exibido para jovens adolescentes, cumprindo medicas socioeducativas no DEGASE – Departamento Geral de Ações Sócio Educativas, no complexo penitenciário do Gericinó, em Bangu-RJ e emocionou os jovens que se identificaram com a dança e o som do Jongo de Arrozal.
Com o objetivo de levar atividades culturais e pedagógicas aos internos, a direção do DEGASE convidou a equipe de produção do filme para uma exibição em suas dependências. Foi emocionante para a equipe, ter contato com a realidade dos jovens privados de liberdade. Além do documentário, a equipe levou um trio de jongueiros, que fez uma apresentação interativa, onde alguns adolescentes mostraram sua habilidade no toque do tambor e na ginga ritmada, característica do jongo. No final da sessão, os produtores fizeram uma roda de conversa com os internos e esse contato com o jongo e a produção cinematográfica, para os apenados, pode ser o início de uma mudança comportamental em suas vidas.
A atividade despertou o interesse de alguns, pela produção de vídeos em saber como se faz um filme. Nesse sentido, a Produzcultura, produtora do documentário “Tambores de Arrozal”, entende que o filme cumpre com um dos seus objetivos e que pode contribuir para a reeducação e para a prevenção de reincidência, por meio da reconstrução de projetos com ações pedagógicas em artes visuais, para os adolescentes em conflito com a lei.

 Obs.: As imagens que compõem a matéria, foram cedidas pela direção do DEGASE e, por questões éticas e em conformidade com o regulamento interno da instituição, foram feita com o propósito de não identificar os internos.



Por: Eufrate Almeida
       MTB 72842/SP