PÁGINAS


TI JIAN ZI - 踢毽子: A PETECA CHINESA


Visitando uma praça em Taiyuan, capital da Província de Shanxi, na região central da China, me deparei com uma atividade recreativa interessante, praticada com um objeto semelhante a uma peteca, só que jogada com os pés, chamado Ti Jian Zi. O que mais me chamou a atenção foi a habilidade da maioria dos praticantes, inclusive mulheres e idosos, fazendo embaixadinha como fazemos com a bola de futebol. Vejam os vídeos que fiz.
Aproveitei a oportunidade e trouxe alguns exemplares de Ti Jian Zi (pronúncia-se titianzi), para praticar no Brasil. 










HISTÓRIA DA PETECA CHINESA - TI JIAN ZI
 Ti Jian Zi (毽子), Jiànzi (毽子), Ti Jian (),  Jianqiu (毽球) ou simplesmente Ti,  dependendo da província, são nomes de um jogo oriental tradicional, em que os jogadores tentam manter uma peteca no ar usando os pés e outras partes do o corpo sem poder usar as mãos, ao contrário do jogo de peteca tradicional. O jogo, que vai por muitos nomes diferentes, pode ser baseado em regras em quadras similares ao badmington e voleibol, ou ser jogado artisticamente, entre um círculo de jogadores em uma rua ou parque, com o objetivo de manter a peteca no ar e mostrar suas habilidades. No Vietnã, é conhecido como đá cầu e é um esporte nacional, praticado especialmente em Hanói.
Nos últimos anos, o jogo ganhou seguidores na Europa, Estados Unidos e em outros lugares.
A peteca, chamada de Ti Jian Zi na China, geralmente tem quatro penas fixadas em um disco de borracha ou plástico. Alguns Ti Jian Zi artesanais fazem uso de uma arruela ou uma moeda com um furo no centro. Durante o jogo, várias partes do corpo, são usadas, exceto as mãos, ​​para não deixar a peteca tocar ao chão. Para manter a peteca equilibrada e impulsionada para cima, utilizam-se principalmente partes da perna, especialmente os pés. Os jogadores experientes podem dar chutes por cima da cabeça espetaculares.