PÁGINAS


RACISMO + HOMOFOBIA = ÓDIO


RACISMO, HOMOFOBIA E ÓDIO CAMINHANDO JUNTOS, NO CASO LUDMILA.


 A cantora Ludmila, negra e recém-declarada homossexual, é a mais nova vítima da manifestação de racismo, ódio e homofobia.

Dessa vez o ato ocorreu na entrega do Prêmio Multishow. Ela foi chamada de macaca, ao se encaminhar para receber o troféu de melhor cantora do ano. A artista relata que não viu de onde saiu a ofensa, portanto, não pode tomar nenhuma atitude.

Tal ofensa expressa a astúcia e a perversidade contidas no racismo, fundamentado por um grupo de cientistas admiradores do nazismo, que utilizavam a imagem do africano, no início do século 20, para provar a subumanidade do negro, comparando-o aos primatas, sustentando a tese da supremacia branca.  
Um episódio que ganhou destaque na comunidade científica e divulgado ao mundo é a história do pigmeu Ota Benga.

Em 1904, o missionário americano, Samuel Phillips Verner, levou aos Estados Unidos oito pigmeus congoleses, entre eles Ota Benga, à Feira Mundial da Ciência de St. Louis, a fim de exibi-los ao departamento de antropologia do evento. Em 1906, Ota foi colocado em exposição numa jaula com orangotangos, no zoológico do Bronx, em Nova York, cuja alimentação era basicamente bananas arremessadas pelos visitantes.

Ota aproximou-se dos primatas e fez amizade a ponto de passar a maior parte do tempo brincando e interagindo com eles. A figura emblemática desse pigmeu é exibida segurando um filhote de macaco em seu colo, como se fora uma criança, um filho. Com a proximidade identificada entre os dois serem, a tese teve como resultado a subumanidade do negro, pela afinidade observada no relacionamento entre as espécies.

Após a divulgação dessa tese, a Alemanha de Hitler foi um dos países que adotaram a prática racista de manter famílias africanas enjauladas, expostas em zoológicos para incutir na memória dos visitantes a ideia da subumanidade do povo negro, comparando-o aos primatas, dando ideia de um ser sem alma e com baixo grau de inteligência.

 Essa história é a visão trágica da bestialidade de um grupo que expressa o racismo, a exploração humana e o abuso científico.

Sem falar e entender uma só palavra do inglês e dos demais idiomas europeus, Ota demorou, aproximadamente, dez anos para entender o que se passava e a que papel ele prestava, quando cometeu suicídio, em 1916.

Essa história compõe o documentário “The Human Zoo” além dos livros: The Forest People, de autoria de Colin Turnbull's e Canisius Coll, Buffalo, de H. James Birx.
Portanto, chamar um negro de macaco é verbalizar um pensamento pernicioso, racista e quem o cultiva, talvez não tenha o conhecimento histórico/científico sobre o assunto, entretanto, mensura que tal comparação seja uma carga difícil para o indivíduo negro suportar.

A prática de comparar uma pessoa negra com um primata passa pela ação neonazista a que foi submetido Ota Benga, perpetuada de geração em geração e incutida na memória racista dessas pessoas.

Por: Eufrate Almeida