PÁGINAS


Mory Kante

Mory Kanté (nascido em 29 março de 1950, Kissidougou, Guiné) é um vocalista e instrumentista (tocador de kora). Depois de ter sido educada no Mandinka tradição griot na Guiné, ele foi enviado para Mali, com a idade de sete anos - onde ele aprendeu a tocar kora, bem como as tradições voz importante, algumas das quais são necessárias para se tornar um griot.
Em 1971 Kanté tornou-se membro da banda Rail, em que Salif Keita era um cantor. Keïta deixou a banda em 1973, passando o vocal para Kanté.
Kanté é mais conhecido internacionalmente por sua música de sucesso de 1987 " Yé ké yé ké ", que foi um dos melhores de sempre da África venda sucessos, além de ser um número de europeus Um em 1988, tornando-o o primeiro single já Africano para vender mais de um milhão de cópias.
Kanté recebeu fama inesperada novamente em 1994, quando o duo alemão techno Hardfloor criou um remix dance de "Yeke Yeke". Ele também apareceu em 2006 como vocalista na britânica DJ Darren Tate release's "Narama".
Em 16 de outubro de 2001, Mory Kanté foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).